crédito: Josh Lawton sob licença CC BY-NC 2.0

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Os pesquisadores Vladimir Ponczek (FGV/SP) e André Portela Fernandes de Souza (FGV/SP) aprofundam a análise sobre composição familiar para afirmar a relação entre o número de filhos e a qualidade da formação infantil. Embora mencionem dados de diferentes países, os pesquisadores exploram aspectos do tema latentes em países em desenvolvimento, em especial no Brasil, onde a pesquisa foi conduzida.

Para os autores, estimar corretamente os efeitos diretos do tamanho da família sobre a formação infantil é crucial para a formulação de políticas públicas com solidez. Os pesquisadores ressaltam, no estudo, a importância em não negligenciar as diversas dimensões da formação infantil visto que há evidências de que o nascimento não-planejado de um filho pode prejudicar não apenas o seu desenvolvimento como também o dos seus irmãos e irmãs, perpetuando ciclos de pobreza entre as gerações.  A pesquisa analisa como restrições financeiras e de tempo geram impactos, sobretudo entre os países pobres, sobre a organização familiar.

O artigo explora como tais deficiências acabam por atuar como engrenagens propulsoras da relação ‘quantidade de crianças X qualidade na formação’ . Preocupados, ainda, com a repercussão do trabalho infantil sobre o desenvolvimento humano, inclusive sobre a saúde e bem-estar das crianças, os autores apontam números e evidências de que o aumento na quantidade de membros de uma família relaciona-se, diretamente, ao envolvimento de meninos no trabalho forçado e das meninas nas tarefas domésticas. Consentido pelos pais para elevar a renda familiar, o trabalho infantil está intimamente associado às baixas taxas de desenvolvimento humano, prejudicando, em especial, as crianças de menor idade.  Os pesquisadores apontam que os achados poderão contribuir para o aperfeiçoamento do programa federal brasileiro de transferência de renda, além de fornecer subsídios para ampliar o debate público.

Por Equipe REAP

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Ano: 2011

Working-paper: 001

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